CONTEXTO. CRITÉRIO. AÇÃO.
EDITIONBUSINESS.

Jornalismo útil para compreender, gerir e fazer crescer uma empresa.

Pesquisar
Explorar Edition Business
Notícia · Argentina

Salário mínimo na Argentina: qual valor vigora em outubro de 2026 e quais aumentos vêm a seguir

O SMVM é de $391.200 mensais para a jornada legal completa e de $1.956 por hora. O benefício por desemprego tem um piso de $195.600 e um teto de $391.200.

Um relógio redondo de pedra ao lado de blocos de madeira empilhados em plataformas de pedra de diferentes alturas.
Ilustração conceptual gerada por IA · Edition Business

O salário mínimo vigente em outubro

Desde 1º de outubro de 2026, o Salário Mínimo, Vital e Móvel (SMVM) é de $391.200 mensais para quem cumpre a jornada legal completa. Para os trabalhadores remunerados por hora, o valor fixado é de $1.956 por hora. Em setembro, os valores eram de $383.800 e $1.919 por hora, respectivamente.

Os valores fazem parte do cronograma estabelecido pela Resolução 4/2026, depois que representantes sindicais e empresariais não chegaram a um acordo no Conselho Nacional do Emprego, da Produtividade e do Salário Mínimo, Vital e Móvel. O esquema abrange trabalhadores sujeitos à Lei do Contrato de Trabalho, ao Regime de Trabalho Agrário e a órgãos da Administração Pública Nacional que atuam como empregadores.

O valor mensal corresponde à jornada legal completa: não representa necessariamente o rendimento líquido que cada trabalhador receberá. Para jornadas reduzidas e contratos de trabalho em tempo parcial, a resolução prevê um cálculo proporcional às horas trabalhadas. Os abonos familiares não integram o SMVM.

Próximos valores previstos

A resolução também estabelece aumentos para os meses seguintes. São valores futuros do cronograma, não valores vigentes em outubro:

Vigência Mensal, jornada legal completa Por hora, trabalhadores remunerados por hora
Novembro de 2026 $398.800 $1.994
Dezembro de 2026 $406.400 $2.032
Janeiro de 2027 $414.200 $2.071
Fevereiro de 2027 $422.000 $2.110
Março de 2027 $429.600 $2.148
Abril de 2027 $437.000 $2.185

Efeito no benefício por desemprego

O SMVM também estabelece os limites do benefício por desemprego previsto na Lei 24.013. Em outubro, o benefício tem um mínimo de $195.600 e um máximo de $391.200. A regulamentação relaciona seu cálculo às remunerações anteriores e fixa esses limites em 50% e 100% do salário mínimo, respectivamente.

Os limites também têm aumentos previstos: em novembro, o mínimo será de $199.400 e o máximo, de $398.800; em dezembro, de $203.200 e $406.400. O valor devido a cada pessoa depende das regras aplicáveis ao benefício, portanto os limites não equivalem a um pagamento automático do mesmo valor para todos os beneficiários.

O SMVM pode servir de referência para outros programas ou requisitos, mas isso não implica que seus valores sejam atualizados automaticamente sempre que o salário mínimo muda. Cada benefício depende de sua própria regulamentação e de suas condições.

Fontes e metodologia

  1. De cuánto es el salario mínimo en la Argentina en octubre 2026 ↗Infobae
  2. Aumenta el Salario Mínimo: de cuánto es en octubre 2026 ↗www.cronista.com
  3. Salario Mínimo Vital y Móvil de octubre de 2026: en cuánto ... ↗www.clarin.com
  4. Salario mínimo octubre 2026: cuánto se cobra por mes y ... ↗www.rionegro.com.ar
  5. Consejo Nacional del Empleo, la Productividad y el Salario ... ↗www.argentina.gob.ar
Método editorial →Correções
Comunicar um erro ↗

Para aprofundar

Um martelo de juiz, uma pilha de documentos e uma ampulheta aparecem diante de um restaurante destruído pelo fogo.
Notícia · 08.10.2026

O caso do incêndio do Burro Canaglia avança para a fase intermédia

Um juiz de Madrid decidiu que o processo relativo ao incêndio que causou três mortes em 2023 prossiga segundo o procedimento abreviado. O Ministério Público e as acusações têm dez dias para pedir a abertura de julgamento oral ou o arquivamento; a decisão não é uma condenação nem abre, por si só, o julgamento.

Ler artigo